Samuel Fantazzini, sermão da manhã de 24nov24 (Mt 5.1-12)
A busca pela felicidade é geral e unânime. A questão é a essência dela.
No Sermão do Monte, temos uma coletânea dos mais importantes ensinamentos de Jesus. Ele trata de felicidade; ele trata do Reino dos Céus, constituído do Rei Jesus e seus súditos.
Bem-aventurados os pobres de espírito: que reconhecem sua falência espiritual; que confessam sinceramente diante de Deus suas falhas, sabedores de que nenhum mérito têm diante DELE. Desses é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados os que choram: que sentem pesar pelos seus pecados e pelo mundo caído; que, com realismo autêntico, reconhecem sua inclinação para o mal e sua incapacidade de corresponder ao que é justo. Esses serão consolados!
Bem-aventurados os mansos: os que têm pobreza de espírito - em relação a si diante de Deus, e em relação ao próximo. Os interesses do próximo estarão à frente dos seus. Não é anulação da personalidade e nem “agradabilidade”. É o domínio da personalidade pecaminosa. É o oposto do mundo materialista. É recusar de se defender. O manso “possui” tudo em Cristo! Esses possuirão a terra!
Bem-aventurados os sedentos e famintos por justiça: aqueles caracterizados pela fome e sede de justiça buscam uma justiça moral, legal e social; buscam retidão moral diante de Deus, geral (o que é certo) e a defesa dos oprimidos e injustiçados; têm uma santa revolta contra a maldade, a imoralidade e a injustiça deste mundo. Esses serão fartos!
Bem-aventurados os misericordiosos: aqueles que têm uma resposta amorosa, induzida pela condição de aflição e desamparo do outro; aqueles que têm plena consciência de sua miséria espiritual. Esses alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração: aqueles que santificam, cuidam e zelam do coração (Pv 4.23). Coração inteiro, integral e de um único Senhor (se o Rei é puro, seus súditos também devem ser). Esses verão a Deus!
Bem-aventurados os pacificadores: aqueles que trabalham pela paz; paz dos homens com Deus e dos homens entre si; que acalmam tensões, buscam soluções, garantem que a comunicação seja eficiente. Esses serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça: aqueles que têm dignidade e alegria em sofrer injustamente pela justiça, por Jesus! Enfrentam com alegria a perseguição. Desses é o Reino dos Céus!
Todas as recompensas estão na alegria da presença de Deus aqui, que nos mostra um vislumbre do que será lá! Isto é felicidade! Que assim seja entre nós, neste novo ano com o qual o Senhor nos presenteia!!!