Coisa belíssima é ver a igreja de Cristo funcionando no poder do Espírito de Deus, através do exercício e da diversidade dos Dons Espirituais que nos são dados liberalmente! Veja nesse editorial as possibilidades que nossa igreja terá nesta importante área durante este mês.
Na proximidade das comemorações do Centenário da Líber, já somos uma igreja com 43 ministérios, dezenas de Pequenos Grupos atuantes em toda a cidade, centenas e centenas de pessoas ocupadas e motivadas, porque cremos que o Espírito de Deus que "se movia sobre a face das águas", no alvorecer da Criação, é o mesmo que opera na igreja, hoje, concedendo-nos "a manifestação do Espírito, visando ao bem comum" (I Co 12.7).
A doutrina bíblica dos Dons Espirituais dá espaço, não somente à descoberta dos dons, mas também à criatividade, no exercício deles. São-nos dados pelo Espírito, para o bem da vida orgânica da igreja.
Há, contudo, três coisas inaceitáveis na igreja de Jesus: dons enterrados, crentes desculpando-se dizendo "não sou necessário", enquanto que outros se desdobram, sobrecarregados, como se o corpo pudesse ser constituído de um só membro, e ainda, líderes "estrelas", como se a igreja não fosse corpo e sim auditório. Ora, temos repetido tantas vezes nos sermões dominicais: Jesus morreu pelos indivíduos e não simplesmente pela humanidade! A Igreja da Liberdade não poderá perder de vista a ênfase que as Escrituras dão à individualidade, desde a bênção pessoal da salvação à descoberta e no conseqüente exercício dos dons para o bem da comunidade, o Corpo de Cristo.
Neste mês de outubro, reestudaremos a doutrina bíblica dos dons espirituais, concluindo com a aplicação do Inventário dos Dons. Desejamos que Deus supra a Líber dos líderes que ela precisa, distribuindo entre nós, liberalmente, os dons do Espírito (Ef 4.1-16). E, em novembro, mês do PESCA, ofereceremos aos novos membros, e aos que desejam realizar os seus dons descobertos, a oportunidade de servir na Líber, orientando-os na escolha de um ministério da igreja, totalmente ligado ao dom que recebeu.
Busquemos uma eclesiologia saudável, um perfil de igreja com equilíbrio bíblico, que harmonize os valores de nossa rica e honrosa Tradição com o novo mover do Espírito Santo, nestes dias. Estejamos atentos à Palavra de Deus: "Porque nós, sendo muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros" (Rm. 12.5). E, "antes, os membros que parecem mais fracos, são necessários", "para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros" (I Co 12.22 e 25).