Este é o Tema de 2004, no qual navegaremos durante todo o ano, desde o púlpito, até acampamentos, simpósios, congressos, e em muitas outras oportunidades que serão criadas.
Refletiremos sobre o que é a família, qual o plano de Deus para ela, como viver como cristãos, num mundo em que já é mais difícil continuar juntos, marido-mulher, do que se separar, pela facilidade com que casais têm considerado o divórcio solução para as dificuldades da vida conjugal. É algo assustador.
Nós encontramos a família desde a Criação de Deus (Gên. 1:28, 29). Através dos tempos e das culturas ela tem experimentado diversificações e mudanças, mas jamais desapareceu ou desaparecerá.
O marxismo, por um de seus profetas, previu que a família não subsistiria, estabelecendo o pressuposto de que o próprio marxismo a extinguiria. O comunismo foi quem acabou e, na Rússia, por exemplo, estudos recentes estão atestando que a família é o que está “em moda”.
Sempre há também aqueles que, de outra perspectiva, apregoam a família como uma estrutura “caduca”, ultrapassada, e que há de se buscar alternativas. É não ter o que fazer.
Ao afirmar que a família é uma ordem Criada por Deus, estamos assegurando sua permanência, estabilidade e funcionalidade, pois vemos o próprio Criador, por detrás dela, sustentando-a, assegurando-lhe vitória!
Pois bem, durante este ano de 2004, trabalharemos os aspectos básicos da solidez da família cristã, dentre eles: a escolha do cônjuge, maturidade para o casamento, relação de amor, provisão divina para a afetividade, criação de filhos, a convivência saudável.
Nosso papel e responsabilidade, como Igreja da Liberdade, haverá de ser propiciar ensino tal da verdade de Deus para a família, que os pais experimentem, motivados, o padrão divino para a vida a dois, a fim de que também os filhos, seguindo o exemplo de seus pais, cresçam numa família estável, reconhecidamente cristã, adquirindo base de identidade, raízes, nos valores bíblicos.
Igreja e pais, parceiros, cultivando nos membros da família uma participação altruísta e de influência concreta, cristã, no mundo.