O mês de março terminou. Mais de uma centena de pessoas dispôs-se a cooperar com um dos seis novos ministérios que foram apresentados.
Agora estamos em abril, mês do aniversário dos 99 anos da LIBER, quando daremos ênfase à Educação Cristã focada nos Pequenos Grupos e na Escola Bíblica Dinâmica.
Jamais foi proibido à igreja crescer e fazer-se grande. A igreja de Jerusalém, em Atos 2, acompanhou o batismo de três mil novos convertidos num só dia! Ser grande não é problema, mas fruto da obediência ao "Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura...batizando-os...". As coisas foram assim, santas, saudáveis, nos primeiros 300 anos de cristianismo.
Um dia, no século IV, o poder subiu à cabeça dos líderes religiosos da época. Pensaram que a igreja poderia ser grande preterindo os pequenos grupos que até aquele momento representavam a razão da sua subsistência e propagação por toda parte. E então, tudo mudou: A Ceia do Senhor deixou de ser culto simbólico/memorial para ser um ritual; a liderança deixou de ser exercida com base nos dons espirituais para ser departamental e profissional; o ensino e o discipulado mudaram do aprendizado de "ser" como Jesus, para mero treinamento destinado a "cumprir" programas; o sustento financeiro da igreja mudou de doação com liberalidade prazerosa para dever e obrigação; os membros mudaram de corpo que edifica e é edificado para simples consumidores; os resultados deixaram de ser fruto do poder de Deus para produto da habilidade humana; o crescimento deixou de ser resultado da multiplicação para simples adição; a comunhão e a integração deixaram de ser profundas para serem superficiais. E, até o conceito de missões, na atitude dos crentes, mudou de "ser missionário" para "enviar missionários".
A Igreja da Liberdade pode, sim, "ser grande" como a de Atos, não prescindindo do "ser pequena" nos seus Pequenos Grupos. Nestes há encorajamento, ministração do ensino, exortação, comunhão, oração, louvor e adoração, conforto e "exemplo" de ser como Jesus. Cresceremos saudavelmente nos Pequenos Grupos. Os novos discípulos integrar-se-ão e desfrutarão da comunhão, como aprendizes. Não serão meros alunos, mas imitadores do Mestre.
Quanto mais a membresia da LIBER prestigiar e freqüentar os Pequenos Grupos, tanto mais os crentes-crianças, que só recebem e nada dão, crescerão, exercitarão suas próprias asas, e chegarão a ser cristãos maduros, dando e recebendo, construindo juntos, como aves, os ninhos que continuarão aconchegando os muitos novos filhos na fé que Deus nos irá acrescentando, dia-a-dia. Seja assim!