Pr. Eli Fernandes
01.02.2007
Nossa pregação em um dos domingos de janeiro foi fundamentada em Atos 2:42 a 47, divisa da nossa Igreja para 2007. Vimos o quanto a Igreja de Jesus está sofrendo perseguições hoje. Estamos, como um todo, amargando investidas, de todos os lados, inclusive até contra nossa permanência nas mídias radiofônica e televisiva. Mas devemos estar pouco ou nada preocupados com os acossamentos mas, sim, com os reais motivos que ocasionam esse desprestígio.
É penoso ver a geração que é testemunha do maior avanço na divulgação da Palavra de Deus na História, mas que é, infelizmente, mais alienada do que todas as que a precederam, quanto às demandas de igreja das promessas (Joel 2:28 e 29), da igreja dos milagres (Mar. 16:17a) e, da igreja do arrebatamento (I Tes. 4:16).
A Jornada dos 40 Dias de Consagração, que teve início dia 31, ressalta nossa incumbência, como igreja local, de ser uma eloqüente resposta aos conflitos que nos saltam aos olhos e assolam a Igreja de hoje, tais como:
- descaracterização de "quem somos e no que cremos", em aviltante descompromisso com nossa identidade. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos..."(At 2:42)
- escassez de orações, como se o Deus em que cremos já não tivesse mais poder para revirar tudo, como outrora. "...e (perseveravam) nas orações..."(At 2:42)
- inexistência de temor a Deus, como princípio de toda a sabedoria? "em cada alma havia temor" (At 2:43)
- abandono do amor fraternal, clara "espécime em extinção". "Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum."
- total indiferença para com o sofrimento do irmão. "Vendiam suas propriedades e bens e repartiam com todos..." (At 2:45a)
- perda do referencial bíblico de igreja "família", "oikos", "união", "povo de um só coração", e cristalização de igreja apenas "ajuntamento", "reunião". "Perseveravam unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2:46).
- a apresentação de cultos "shows" no lugar de verdadeira adoração ao Senhor. "... E louvando a Deus..." (At 2:47a).
Liberdade, enfrentemos esses conflitos supracitados com CONSAGRAÇÃO, humilhados, quebrantados diante do Senhor, porque Ele está prestes a fazer maravilhas no meio de nós! Assim seja, amém.