Site da Igreja Batista da Liberdade.

BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Igreja de Jesus
Igrejas e Pastores
Pr. Irland Pereira de Azevedo
10.06.2016

Ao iniciarmos uma série de mensagens bíblicas sobre a igreja e o ministério pastoral, pareceu-me oportuno convidar o leitor e ouvinte da Palavra de Deus a pensar sobre que é a igreja? E quem é o pastor?



Com certeza, os leitores e ouvintes não ignoram os termos “igreja” e “pastor”, mormente os que vivem há bastante a fé cristã, mourejam com o povo de Deus e permanecem na comunhão cristã.



Como recurso mnemônico, empregarei algumas palavras gregas presentes no NT, que eu translitero, mostrando a natureza e missão da igreja e do ministério pastoral.



Essas palavras são: ekklesia, koinonia, litourgia/latreia, didache, kerigma, martiria, diakonia, apologia e eucharistia. Não, isso não é complicado. Vejam só.



A igreja, fundada[1] por Jesus Cristo, é ekklesia, isto é, assembleia dos chamados do mundo, das trevas, da escravidão do pecado, para serem povo de Deus, luzeiros no mundo, libertos do mercado de escravos, que é este mundo, para serem remidos, livres para viver e servir.



A igreja não é um edifício, uma organização, uma estrutura hierárquica, mas povo. Gente. Gente de Deus. Gente incumbida de cumprir a missão de Deus (missio Dei).



A igreja existe para adorar a Deus, em espírito e verdade, com o diz Jesus[2]. Isso é liturgia, latria! A igreja não adora ídolos de qualquer espécie, só ao Senhor. E é no culto que de maneira especial ela respira na atmosfera do Céu.



A igreja é comunhão dos salvos, é comunidade (koinonia) de pessoas perdoadas e perdoadoras, e existe para promover a comunhão dos que creem. Diz o livro de Atos que os que criam permaneciam na “comunhão” (koinonia) dos salvos.[3]



A igreja existe para ensinar, para discipular e levar à maturidade os que creem. O ensino é essencial numa igreja fiel ao Senhor. Repare-se na experiência da igreja de Jerusalém. Os convertidos permaneciam na “doutrina” (didache), no ensino dos Apóstolos.[4] E assim cresciam!



A igreja existe para proclamar solenemente e fielmente (é o kerigma) a mensagem do Evangelho e do Reino, e por meio de cada um de seus membros, ser testemunha de Jesus Cristo (martiria), mesmo que isso implique sofrer perseguição e oposição. Mas ser testemunha, no poder do Espírito Santo, como prometeu o Senhor.[5]



A igreja existe para servir (é sua diakonia). Como Jesus ensinou e exemplificou[6]. Cabe-lhe exercer o serviço de uns aos outros, em relação à comunidade em que se insere. Vale lembrar o que diz Paulo aos gálatas.[7] E diz a nós também, no século 21.



A igreja existe para ao mesmo tempo anunciar a Palavra de Deus, exibir a Palavra de Deus e defender a Palavra de Deus, sabendo dar a razão de nossa esperança.[8]



A igreja existe para celebrar a graça, o reino, o Salvador e a salvação em Cristo. É uma comunidade de ação de graças (eucharistia). Paulo ensina isso aos tessalonicenses e a nós.[9]



E o Pastor, quem é e onde fica? O Pastor, como os demais ministérios na igreja, é presente de Jesus Cristo à sua igreja, provido por Ele para capacitar e estimular a igreja no cumprimento de sua missão multifacetada, como vimos.[10] O pastor vai despertar, capacitar e motivar a igreja a adorar, praticar a comunhão e os mandamentos de mutualidade, a viver em unidade, a fazer discípulos, a proclamar, a missionar, a testemunhar por meio de cada um de seus membros, a defender e a celebrar a fé, o amor e a esperança.



Louvado seja Deus pela igreja e seu ministério, neste DIA DO PASTOR!







________________________________



[1] Mt 15.18.



[2] João 4.23,24.



[3] At 2.42.



[4][4] At 2.42. Pedro diz que devemos crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pedro 3.18).



[5][5] At. 1.8. Cf. 1 Pedro 2.9.



[6] João 13.12-17. Jesus, paradigma para a igreja e cada um de nós. E veja o que narra o Evangelho, em Lucas 22.,24-26.



[7] Gálatas 6.9,10.



[8] 1Tm 3.15. Comparar com 1Pedro 3.15-17.



[9] 1Tessalonicenses 5.16-18.



[10] Ef 4.11-16.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa

Proclamação

-CREIA

-LIBER ACOLHE

Serviço

-MÃO AMIGA

-MAP

-MAS

Comunhão

Adoração

-MÚSICA

Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2020 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia