Esse nome em si me remonta a dois tempos: o primeiro, aquele a que se refere o compositor, quando Deus criou todas as coisas; o segundo, há cerca de 40 anos, quando Donaldo e eu éramos tenores do Coro Masculino do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife. Era regente Fred Span, primo do compositor de “Princípios”, Buryl Red. Naquela ocasião, a obra foi apresentada sob regência do próprio autor, a convite de nosso regente de então.
Dr. Buryl Red foi um dos mais importantes compositores de música sacra do século XX e dos mais eminentes entre os batistas. Teve uma vida musical muitíssimo produtiva, quer como compositor, arranjador e produtor musical, quer como regente de coros, pequenos e grandes. Ele tinha mais de 1.600 composições e arranjos publicados, produziu mais de 2.500 gravações, e supervisionou música para várias centenas de shows, documentários e especiais musicais para a rede de televisão a cabo da Associated Baptist Press. Foi fundador e regente do The Century Men, o mais famoso coro masculino dos EUA, com o qual fez várias turnês pelo mundo e veio ao Brasil, algumas vezes. E alguns do auditório desta noite tiveram oportunidade de ouvir esse belíssimo coro masculino. Com esse grupo, ganhou vários prêmios e foi finalista em muitos outros, inclusive o Grammy e o Dove.
Em 01/04/2013, Dr. Buryl Red partiu para a eternidade, aos 76 anos, após longa luta contra um câncer.
Em estilo contemporâneo, “Princípios” (Beginnings-1974) quebrou paradigmas para a sua época. É baseada no livro de Gênesis e no Ministério de Jesus. Seu conteúdo vai desde a Criação, com a queda do homem e o Dilúvio, até chegar ao envio do Salvador, aspectos de Sua vida, morte e ressurreição. Dessa linda obra, destaco “Louvai com alegria” (Make A Joyful Noise ) e “Jesus, Cordeiro Gentil” (Jesus Gentle Lamb), ambas gravadas pelo nosso Coro Masculino Cantores da Liberdade, sob a condução do Mt. Donaldo Guedes. Algumas de suas peças estão nos hinários americanos e, aqui no Brasil, no HCC (Hinário para o Culto Cristão), utilizado pelos batistas.
Graças à liderança de Donaldo Guedes no Ministério de Música da LIBER, temos tido o privilégio de conhecer pessoas ligadas a peças musicais importantes, como foi o caso de “Experiência com Deus”, apresentada na presença do pregador da noite, seu autor, Richard Blackaby; e “Princípios”, anos atrás, executada sob regência de seu compositor, Dr.Buryl Red. E hoje, somos agraciados pela reapresentação de “Princípios”. A todos, bom proveito!