Site da Igreja Batista da Liberdade.

BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Vigilância
Segredos da Piedade Cristã
Pr. Eli Fernandes
18.02.2014

O que significa de fato exercitar-se na piedade? As impiedades, e dentre elas, o esfriamento espiritual dos crentes, são sinal dos tempos? Em relação à piedade, como a nossa geração é caracterizada?



Paulo, da prisão, está escrevendo uma carta a Timóteo – instrutiva, pastoral, doutrinária, profética - prevenindo o pastor da igreja em Éfeso quanto ao rumo das coisas, na sociedade, na cultura, na própria igreja.



Naquele tempo, o Espírito das profecias do Velho Testamento, o mesmo Espírito Santo de Deus, é que revela, antevê, vaticina, profetiza, acerca da última dispensação, revelando a apostasia: nos últimos dias, alguns abandonarão a fé. Paulo, inspirado por Deus, diz que uma das marcas da consumação dos séculos é que alguns apostarão da fé salvífica.



Timóteo precisa de Paulo. A cidade de Éfeso era, então, reduto do poder político de Roma, puro paganismo e idolatria. E a resposta de Paulo, no capítulo 4 da carta a Timóteo, é “exercita a piedade”.



Exercitar a piedade não quer dizer mero estudo ou pesquisa na Palavra, mas que ela seja tratada como alimento fundamental à vida cristã. Como se dissesse: - Timóteo, coma a Palavra!



Vivemos a geração mais anêmica da Palavra que já existiu! Nunca ouvi falar de um povo sem cultura bíblica como o atual. Como encarar e vencer as astutas ciladas do inimigo, sem estar saturado com a Palavra da verdade? Sem esse “alimento” você não vai prevalecer ao bombardeio infernal, midiático, social, cultural que vai vir sobre a terra, e abandonará a fé, aos poucos, sem se dar conta.



Não procure textos para justificar como você pensa - alimente-se da Palavra! Não procure passagens isoladas para ratificar sua teologia pessoal de fuga - alimente-se da Palavra! Aplique-a na sua vida! A Palavra de Deus é resumida na doutrina. Palavra que não tem doutrina não é Palavra. Talvez tenhamos neste século, entre nós, monstros intelectuais, mas, anões na prática da doutrina. Teologia sem prática é morte da piedade cristã.



Tiago, irmão de Jesus, é quem diz no capítulo 1 de sua carta: “não sejais apenas ouvintes da Palavra, mas, praticantes”. Esse é o problema das igrejas reformadas e das históricas: cabeças brilhantes, gordas! Mas, corações frios! Muita teoria, muita ciência, muita cultura; pouca prática, pouca atuação, pouca piedade. Por isso, sou fã dos puritanos ingleses: eles eram gigantes na mente e fervorosos no coração.



Somos a geração que não lê mais a Bíblia! Ou a lê por três minutos e fica o resto da noite diante da TV. Não tem vida, não louva, não oferta, não faz nada pelos pobres.



Piedade cristã é assumir Jesus: pague o mal com o bem, ore pelos que o perseguem, bendiga os que o maldizem. É assim que se cumprem as Escrituras. Ore em favor dos que levantam falso testemunho contra você. Isso é piedade! Se o ferirem na face, ofereça o outro lado. Isso é piedade! Se o obrigarem a caminhar uma milha, vai com eles duas. Isso é piedade! Se lhe pedirem a capa, dê também a sua túnica. É a Palavra de Deus que ordena! Meus irmãos, eis os conceitos do NT, eis os padrões da GRAÇA! Você tem de oferecer perdão, porque graça é perdoar qualquer indivíduo, independentemente do nível da ofensa.



“Exercita a piedade!” – dê a honra a Deus.



“Exercita a piedade!” – ore, jejue, tenha fome da Bíblia, coma a Palavra.



Mas, não há força em nós mesmos para tanto... Porém, há uma força à disposição – GRACA! Há a aliança do calvário, há ressurreição, há vida eterna: “Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.” (v.10). Quando você não conseguir, a graça consegue; quando você cair, a graça o levanta. O tempo todo, caímos e nos levantamos, pois a GRAÇA nos sustenta!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa

Proclamação

-CREIA

-LIBER ACOLHE

Serviço

-MÃO AMIGA

-MAP

-MAS

Comunhão

Adoração

-MÚSICA

Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2020 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia