A Juventude de nossa igreja acaba de realizar seu Retiro, que resultou em vidas mais consagradas e santificadas. Resposta das orações deste pastor e dos pais dos jovens acampantes.
Este mês de junho é de ênfase missionária. Chegou a vez do Retiro Espiritual das Mulheres Cristãs em Ação de nossa igreja, que, desde a noite de sexta-feira, estão participando desse encontro abençoador. A MCA é uma organização da UFMBB, de natureza educacional-missionária feminina. Deus, com certeza, utilizar-se-á desse acampamento para o aumento do número de mulheres cada vez mais envolvidas em Missões, através de estudos e orações, pelos campos missionários da JMN, JMM e Junta Estadual, e das ofertas e sua participação em atividades da LIBER. A exemplo do congresso Conexão Missionária, nos nossos cultos de hoje, e até a próxima terça, realizado pela Junta de Missões Mundiais e seus missionários, que nos trarão informações e desafios dos campos onde atuam.
Tanto ou mais que os homens, as mulheres têm feito a diferença e escrito a história missionária brasileira, cheias de amor pelo mundo sem Jesus. Vidas que, além de serem mães, esposas, donas de casa e profissionais respeitadas, apresentam-se ao Senhor no afã de ganhar a nossa cidade, o estado de São Paulo, o Brasil e o mundo para Cristo. Os primórdios da obra missionária batista brasileira registram mulheres abnegadas, encarando gigantes desafios, vencendo distâncias até mesmo cavalgando animais, a serviço da educação e da pregação do Evangelho.
O afastamento de Deus, motivado pela queda de Adão e Eva, no Éden, levou o Criador, por sua grande misericórdia, a providenciar uma ação divina para resgatar a raça humana. O plano soteriológico universal familiar começou a ser anunciado através de Abraão, continuou com seus descendentes, depois Moisés, outros profetas e os salmistas. Deus chamou a Abraão e, por meio dele, abençoou todas as famílias da terra. O cumprimento de Sua promessa deu-se quando Deus enviou Jesus, o Cristo. Por amor, Ele veio, nascendo aqui, vivendo aqui, morrendo aqui, não para a salvação de um povo, mas para que o mundo todo fosse salvo por Ele (Jo 3.17b). Foi a uma mulher samaritana que Jesus revelou, pela primeira vez, que Ele era o Messias prometido. Ela saiu emocionada, compartilhou a revelação, evangelizando seus amigos. E, nós, como parte da igreja universal de Jesus, vemo-nos honrados em reconhecer que a Grande Comissão é de todos e para todos. Isso é Missões.
Ao termos mais um grupo de nossa igreja em Retiro Espiritual – a organização missionária MCA -, continuo orando para que o avivamento, já iniciado entre os jovens, continue com a MCA e envolva toda a LIBER. Os Retiros Espirituais representam a providência de Deus para que sejamos cheios de Seu infinito amor. Assim, ao contemplar a eternidade e as providências divinas aliadas ao Seu grande amor, aprendamos a amar o mundo, com o mesmo amor, levando-lhe a mensagem da Salvação.