Depois de 6 anos e 5 meses servindo ao Senhor como membro da equipe auxiliar do Ministério Pastoral de nossa igreja, o querido colega e amigo de todos, Pr. Edwin Ferraz, deixa-nos hoje, para assumir o Pastorado Titular da PIB da cidade de Campo Mourão. Sua posse formal deu-se há duas semanas, ocasião em que tive a honra de ser o orador oficial.
Desde que chegou de Campo Grande, MS, o Pr. Edwin revelou-nos o sonho de, no tempo de Deus, ser pastor sênior de uma igreja. Conquanto trabalhasse arduamente à frente da Juventude, dos PGs e dos Jovens Casais, com dedicação incontestável, zelo próprio de alguém totalmente comprometido com a causa do Senhor, o Pr. Edwin nunca esqueceu seu sonho.
Quando me comunicou ter recebido o convite da PIB de Campo Mourão, ele e eu firmamos o compromisso de passar uma semana em oração, a partir das 6h da manhã, para que os propósitos divinos se discernissem. E assim fizemos. A cada momento de oração, comunicávamo-nos para compartilhar sobre como estavam os sentimentos de nossos corações e a compreensão da Vontade de Deus que, aos poucos, foi-lhe dando a certeza de que a hora de realizar seu sonho, juntamente com sua esposa, Daniella, chegara. Por mais que quiséssemos, não oramos: “Senhor, que seja feita a nossa vontade” e sim, “...que seja feita a Tua sempre boa, perfeita e agradável Vontade, Senhor, ainda que, no momento, não a entendamos.” Pois, quem somos nós para querer entender “o que” e “como” veem os olhos do Senhor?
Sonhar em crescer e crescer sonhando renovam nossas forças, oxigenam o coração e permitem ao Espírito Santo soprar aonde quer. Não somos nossos. As igrejas não são nossas. Deus é o dono de tudo e dirige, soberano, a História e a história de seus servos.
Nossa igreja está triste e alegre. Triste, porque literalmente está perdendo a presença de um grande amigo, pastor, conselheiro, sempre pronto a chorar com quem chora e a se alegrar com quem se alegra, alguém de ouvidos atentos e coração aberto. Alegre, porém, porque a Bíblia não nos ensina a sermos egoístas, como se pudéssemos prender quem amamos, em nossas quatro paredes. Amor verdadeiro dá, oferece, mesmo chorando a saudade. Perdas ou ganhos para o crente são igualmente ganhos, “pois todas as coisas cooperam, juntamente, para o bem dos que amam a Deus”. Crescemos muito com as lágrimas, quando deixamos que Deus sopre aonde quer, livre para manifestar Sua maravilhosa presença e direção em nós. Livre para soprar aonde quer, o Senhor move-nos pelo caminho da vida e aponta novos rumos.
Preguei na posse do Pr. Edwin, com o coração doendo, partido. Somos humanos. Porém, aceitar a direção da Vontade de Deus e saber perder para ganhar é entender que Ele é o Deus daqui e de lá; de longe e de perto; das alianças e promessas; que tira Abraão de um lugar certo e o envia para uma terra que ainda iria lhe mostrar. Assim agiu com o Edwin, transferindo-o de um lugar certo para outro certo. Da LIBER para a PIB de Campo Mourão.
Uma palavra ao pastor Edwin: gratidão e muita felicidade, agora como Pastor Sênior de uma igreja. Que Deus esteja sempre com você e a Daniella, abençoando-os e guardando-os! Nós os amamos muito!
Aos membros da LIBER, especialmente à Juventude, aos Jovens Casais e aos PGs: aprendamos docemente a orar, dizendo: “Muito obrigado, Senhor, por nos teres emprestado o Pr. Edwin para que estivesse cooperando na LIBER durante quase sete anos; por lhe teres dado daqui de nossa igreja a sua esposa querida, Daniella; por Edwin ser um sonhador que nunca desistiu, nem desistirá de seus sonhos. Dá-nos, agora, sabedoria, a fim de que compreendamos que Teu vento sopra aonde quer, e não aonde nós queremos. Afinal, Senhor, Tu és o Oleiro, nós somos apenas o barro.