Ainda na Praça da Liberdade, no 15, vocês, mulheres, organizaram-se em Sociedade Auxiliadora de Senhoras. Um século de existência é comemorado hoje, e a organização tem agora o belo nome de Mulheres Cristãs em Ação! Junto com todos os membros da LIBER, reunidos em culto, vocês, desde ontem à tarde, em grande estilo, entram nos átrios do Eterno Senhor, com ações de graças e com hinos de louvor! Foi Ele quem criou todas as coisas! E Ele as criou perfeitas! Conforme a narrativa da história da humanidade. E tudo o que Deus fez “era bom”. Essa perfeição é repetida por Deus cinco vezes. Para cuidar da terra, da natureza, dos vegetais e animais, Ele fez homem e mulher perfeitos. Funções diferentes: para vocês, a maternidade sem dor; para os homens, o trabalho sem dor.
Vocês, mulheres, no judaísmo do Velho Testamento e no cristianismo do Novo Testamento, são apresentadas de maneira diferente dos homens. Enquanto estes, há muito tempo, estiveram envolvidos em competitividade, poder e revanchismo – estas sempre foram as causas das guerras -, vocês, mulheres, foram e são caracterizadas pelo espírito de solidariedade e cooperação.
Assim, vocês, mulheres, comemoram 100 anos de organização feminina nesta igreja, inspiradas nos modelos educativos que fortalecem a família, de personagens bíblicas, tais como Sara, Rebeca, Raquel, Leia, ou de figuras, líderes, que influenciaram a vida nacional dos hebreus, como Miriam, Débora, Rute, Ester.
Estes 100 anos de ministério feminino da LIBER foram marcados pela influência de líderes maravilhosas, cujas fotografias – algumas delas -, acompanhadas de suas respectivas datas de atuação, encontram-se em exposição no saguão da Igreja. Graças a Deus pelos registros constantes das atas das assembleias da nossa Igreja, apresentando a quem as consulte o caminho percorrido por elas (a historiadora Eliana Cerqueira, ex-presidente da MCA da LIBER, fez importante pesquisa nesse sentido), cujas marcas e legado se confundem com a própria história da Igreja da Liberdade, até chegar às mulheres de hoje, bem-sucedidas, possuidoras das virtudes das personagens bíblicas supracitadas, indispensáveis ao enfrentamento das novas realidades do mundo pós-moderno e dos desafios do século XXI.
Dando um exemplo prático da atuação feminina organizada na LIBER, e que impactou minha própria experiência de vida espiritual e eclesiástica, cito aqui o evento da primeira TRANSTOTAL, em 1975, eu ainda com meus 21 anos de idade, e cursando o Seminário Batista do Norte do Brasil, estava em Marabá (PA), quando chega a notícia de que um grupo de mulheres de uma igreja de São Paulo havia doado um Jipe ao missionário que fosse trabalhar com a conservação dos resultados daquela TRANS. Vim a saber que se tratava de doação da Sociedade Feminina Missionária da Igreja Batista da Liberdade. Por “Cristocidência”, eu viria a ser o pastor delas, quase 10 anos depois.
Como a gratidão e o reconhecimento são a expressão do mais puro sentimento e movimento da alma, todos, indistintamente, levantemos as mãos e a voz ao Supremo Senhor, em louvores verdadeiros, porque, na Sua Providência, fez nascer a Segunda Igreja Batista de São Paulo, em 1909, nossa LIBER, e três anos depois, 1912, as mulheres se organizaram para servir ao Senhor, celebrando hoje seus 100 abençoados anos de existência.
Foi com uma mulher que se aprendeu a agradecer. O Rabino Yitsçhac escreveu: “Desde que o mundo foi criado, ninguém agradecera ao Senhor, até que chegasse Leia, como está escrito: Desta vez louvarei ao Eterno”. Dessa forma, foi por uma mulher nasceu o espírito de gratidão pela Providência Divina, que nos ensinou a agradecer sempre a manifestação da eterna misericórdia de nosso Deus.
Oremos, então: “Somos gratos a Ti, ó Deus, pelas Mulheres Cristãs em Ação da LIBER, pela bênção que têm sido em nossa igreja, nesses 100 anos!”. Parabéns, mulheres maravilhosas!