Demos graças, porque somos uma EKKLESIA de Jesus Cristo! Essa palavra grega sintetiza, de forma comovente, o ser COMUNIDADE, o ser gente “chamada para fora”! Lamentavelmente, ao longo da história da igreja cristã, prevaleceu o sentido contrário, ou seja, gente “chamada para dentro”, odiando o mundo, incentivada a só se relacionar com “os de dentro”. Dessa forma, a EKKLESIA descontextualizou-se, despreocupou-se com os que se afastaram do Senhor e descomprometeu-se com as demandas do “ser cristão”.
Que modelo de EKKLESIA foi sonhado por Jesus? O que teria ela a ver com o que chamamos hoje de Igreja? Quanto mais pesquiso nas Escrituras, mais me convenço de que Jesus quer uma EKKLESIA com mais mobilidade, menos estabelecida, que priorize a busca, em amor e sem prejulgamentos, dos perdidos. Enfim, uma EKKLESIA de pecadores remidos. Uma Igreja de todos e para todos.
Jesus quebrou paradigmas quando se comunicou com a mulher samaritana, com a mulher adúltera, com o cobrador de impostos, com o ladrão na outra cruz. Chamou para serem SEUS discípulos a quem nós jamais chamaríamos se tivéssemos de escolher. Viu-os longe da Graça, chamou-os à vida abundante, curando-os física e mentalmente. Ele disse: “Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”, “vim buscar e salvar quem se havia perdido”. Sempre cuidadoso com o necessitado, Ele chamou o cego Bartimeu e o incluiu no grupo que louvava a Deus, chamou ao Paraíso o ladrão arrependido, incluindo-o entre os salvos. Não há qualquer alusão bíblica a Jesus edificando uma Igreja imóvel, fechada, vedada à comunidade. Mas, a EKKLESIA dos que vão ao encontro do necessitado!
Eis a razão dessa primeira Celebração da Unidade da LIBER, hoje: refletir esse sonho de Jesus, o de ser a Igreja a comunhão dos que se reúnem em Seu nome, para dela saírem, a qualquer lugar, buscando homens e mulheres para um encontro com Ele.
Durante três semanas, dentro das ênfases das Quatro Estações, temos orado pelos afastados, incentivando os membros da LIBER a que telefonem, visitem e tragam de volta ao aprisco uma querida centésima ovelha, cujo nome pode ainda constar do rol de membros da LIBER! Busquem-na com muito amor, onde estiver! É lá fora onde devemos demonstrar nosso amor e, até mesmo chorando, semear a boa semente e voltar sorrindo, trazendo nossos molhos, sem medo dos riscos e perigos. Somos EKKLESIA,“os chamados para fora”, para irmos ao mundo buscar os que se afastaram e os que ainda não conhecem a Jesus.
Durante o culto desta noite, os membros da LIBER serão “os que foram para fora”, trazendo os de fora para dentro. Depois, continuaremos sendo “os chamados para fora”, para o mundão, quer estudando, trabalhando, convivendo, mas sempre como a LUZ e o SAL na Terra, testemunhando do amor de Jesus!
Aos que nos visitam, porque hoje foram “chamados para dentro”, convidamos, com muito amor, a frequentar nossos cultos, para serem alcançados pela luz cristã e pelo sal cristão, porque somos SAL a dar gosto ao mundo insípido e LUZ a dissipar as trevas de um mundo que jaz na escuridão do pecado.
Deus nos dê uma grande primeira Celebração da Unidade da LIBER. Amém!