O capitulo 10 de Neemias foi estudado hoje na EBD. Ele tem de ser absorvido por esta igreja de Jesus, chamada por nós, carinhosamente, de LÍBER, porque é um apelo ao compromisso com Deus. "Em nossos dias, nem isso o povo que se diz cristão possui. Amortecidos em nosso amor pela obra de Deus, pela mídia que escraviza; atrofiados em nosso zelo pela causa do Senhor pelos hábitos e costumes que corrompem; acomodados em nosso ardor evangelístico pela transferência que fazemos dessa responsabilidade para os pastores e líderes, nossa vida cristã tornou-se vazia, sem plenitude, sem perspectiva, sem ideal maior" (Revista COMPROMISSO, Lição 11, pág. 55).
O capítulo 10 de Neemias é um ultimato, uma espécie de sermão vibrante dirigido ao povo de Deus na direção da obediência total e irrestrita: "convieram num juramento sob pena de maldição de que andariam na Lei de Deus... de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Senhor, e os seus juízos e seus estatutos" (Ne 10.29).
Transpondo o texto para hoje, construindo planos que já formulamos na direção do fortalecimento de nossa igreja e para a compreensão de seu papel na cidade de São Paulo – O PROJETO FAMILIA, CINTURÃO LIBERDADE e SÃO PAULO VAI PARAR, A LIBER NÃO! –, é mister compreender que já não estamos mais tratando de algo que denominássemos RELEVANTE, mas, URGENTE!
Não queremos uma igreja ativista, mas cumpridora da vontade de Deus que a fez existir e a colocou no centro de São Paulo. Para darmos conta do que é URGENTE, só mesmo com absoluta obediência Àquele que diz que não o escolhemos, mas Ele nos escolheu e nos designou para darmos frutos que permaneçam (Jo. 15:16).
O Senhor não está pedindo nada! Ele determina! Não está nos convidando para nada! Ele estabelece o que quer que façamos! Não está dando sugestões para que colaboremos em sua obra, de alguma forma. Não! Ele ORDENA! E, nesse campo, obediência é a única opção. São Paulo possui um sem número de complicadores. Vamos conhecê-los, porque a ordem é "IDE" e "SEDE MINHAS TESTEMUNHAS"! "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!" Há quem esteja desdenhando da GRANDE COMISSÃO? "IDE" e "SEDE MINHAS TESTEMUNHAS", conjugações na segunda pessoa do plural do IMPERATIVO AFIRMATIVO dos verbos IR e SER", respectivamente .
A quem são dirigidos esses dois IMPERATIVOS? Inicialmente aos primeiros discípulos de Jesus. Hoje, por extensão, a todos nós discípulos, continuadores da obra dos apóstolos. Mas, são para hoje mesmo? Sim, "Ide e fazei discípulos...até a consumação dos séculos"! O que esperou Jesus com essa ordem? Obediência. Para quê? Com que propósito? Para que, frutíferos, mostrássemos ao mundo a riqueza da Sua graça!
Volto a Neemias e leio o que é obediência: "e convieram num juramento sob pena de maldição de que andariam na Lei de Deus... e de que guardariam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor".
Minha oração: "Querido Deus, muda a natureza de teus filhos e filhas, membros da LIBER. Faze que todos estejamos sedentos de compreender e cumprir o que o Senhor mesmo está dizendo à nossa igreja.
Sei que o Espírito Santo tem muita coisa a dizer à LIBER. Se nos ocuparmos em obedecer Suas ordens, esta frase sairá de nossa boca: "Eis-me aqui, Senhor. Conta comigo"; "Quebra a minha vida..." ou "Eu quero fazer o que queres, Senhor".
Amém!