Faremos aqui uma síntese do sermão que pregamos no domingo passado, no culto das 17h, sob o título: FAZER MISSÕES. Naquela oportunidade, dissemos que FAZER MISSÕES É UM MARAVILHOSO PRIVILÉGIO. E uma grande responsabilidade! Que extraordinária honra ser usado por Deus para a salvação dos pecadores, coisa que os anjos desejaram fazê-lo, mas o Senhor confiou a nós, os seres humanos redimidos pelo sangue de Jesus (I Pe 1.12). Sim, a melhor das parcerias é esta: "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (I Co 3.9). Nesta função, os servos de Deus ocupam a elevada posição de representá-Lo diante das pessoas, chamando-as ao arrependimento: "De sorte que somos embaixadores por Cristo... Rogamo-vos, pois, por Cristo, que vos reconcilieis com Deus,/em>" (I Co 5.20). Fomos escolhidos por Jesus e enviados ao mundo com uma missão: "Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos" (Jo 15.16). Que graça especial! Mas também, que responsabilidade! Não podemos falhar!
Em segundo lugar, FAZER MISSÕES É A MELHOR COISA QUE PODEMOS FAZER PELO OUTRO. Imagine-se tendo um vizinho com aids e você, conhecendo o remédio para a cura, não o ajuda. Não seria criminoso reter tal informação? Guardar o segredo do caminho do perdão e da salvação é muito mais grave, porque isso resulta em condenação do pecador ao inferno. Lembremo-nos: mesmo que as pessoas pareçam felizes e bem sucedidas, isto só é verdadeiro se são salvas por Jesus. Enquanto os líderes mundiais pensarem que a solução para o mundo pode ser encarada apenas do ponto de vista político, econômico, científico, jurídico, sem considerar o Evangelho da Salvação, continuaremos sofrendo os danos desse contra-senso.
Em terceiro lugar, FAZER MISSÕES DÁ SENTIDO À NOSSA VIDA. Assim disse William James: "O melhor uso que se pode dar à vida é empregá-la em algo que sobreviva a ela". Neste mundo, a única instituição indestrutível é a igreja de Jesus Cristo, agência do Reino de Deus (Mt 16.18). Logo, o que realmente vai sobreviver às catástrofes apocalípticas anunciadas é o Reino de Deus. Quer usar melhor sua vida? Consagre-a a serviço do Reino de Deus! Paulo, que detinha um futuro brilhante na religião e na política dos judeus, preferiu dar-se à missões: "Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" (At 20.24).
Por derradeiro, FAZER MISSÕES APRESSA A VOLTA DE JESUS. Os discípulos do Mestre pediram-Lhe, certa vez, um sinal que anunciasse a Sua segunda vinda e o fim do mundo. Ele mrespondeu, advertindo-os de que o mundo passaria por momentos difíceis, conquanto completamente naturais, e que nenhum desses eventos isolados seria uma marca de Sua vinda imediata. O sinal que Jesus lhes deu não era algo físico, mas evangélico: "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mt 24.14). Então, a igreja de Jesus, sendo fiel à Grande Comissão, pode apressar a hora que nosso Senhor var retornar para nos buscar e encerrar esta era de sofrimento da humanidade.
Oxalá a Igreja da Liberdade, tendo cumprido integralmente a última ordem de Jesus (At 1.8), possa prestar a Deus o seguinte relatório: CUMPRIMOS A MISSÃO! NÃO HÁ UMA ÚNICA ETNIA QUE NÃO TENHA OUVIDO FALAR DE JESUS! ESTAMOS PRONTOS PARA A SUA VOLTA! QUANDO QUISERES, PAI, PODES MANDAR O ARCANJO SOAR A TROMBETA ANUNCIANDO A VINDA DE JESUS! "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (I Ts 4.16).