Há pouco menos de um ano adquirimos órgão e piano novos para o louvor a Deus no templo. João Bermudo e eu conversávamos dias atrás, lembrando, emocionados, como tudo aconteceu. Não dispúnhamos de recursos para a aquisição, mas tínhamos a visão do que Deus queria para a Sua igreja, orientados pelo Min. de Música, Donaldo Guedes, dessa necessidade. Fomos à luta: incluímos a aquisição entre as providências ligadas ao Centenário. A LIBER respondeu e, GRAÇAS A DEUS, QUITAMOS A ÚLTIMA PARCELA NESTE MÊS.
Parabéns "Família Liberdade", por sua resposta à visão que Deus tem dado aos líderes desta igreja!
Líderes são para ser seguidos. Sou grato a Deus por aqueles que Ele tem levantado entre nós. A Igreja os elege, a cada dois anos, para compor a Diretoria Estatutária; mas, só os reconhece na medida em que responde à visão da parte do Senhor. John Maxwell diz: "aquele que pensa que lidera e ninguém o segue, está só dando um passeio". Estudar os livros das Crônicas, como temos feito este mês na EBD, é reconhecer o valor da liderança através da resposta dos liderados. Mas, ainda temos muito a fazer. Estamos elaborando, por exemplo, o plano estratégico de nossa igreja para os próximos 10 anos, seguindo a visão recebida de Deus. Visão sem distribuição de tarefas é ilusão. Atividade eclesiástica sem visão é mero ativismo. Quando as tarefas estão bem entrosadas com a visão, temos liderança.
Veja nosso Edifício de Educação Cristã, construído com muito amor e sacrifício há quase 30 anos, como resposta às lideranças daquele tempo. Em I Crônicas 29, Davi aparece como líder que move efetivamente outros líderes na direção das obras do Templo. E ele disse: "É para o Senhor, e não para homens" (v.1). Visionário, provisionou os recursos (v.2), dispondo-se a dar mais do que suas contribuições regulares (v.3), porque amava o Templo do Senhor.
O plano de Deus hoje continua o mesmo. Visão tem de se tornar realidade! Dízimos e ofertas pertencem ao Senhor e deverão ser-Lhe dedicados com liberalidade e alegria.
Nossa igreja tem crescido porque seus membros respondem a seus líderes.
Quando Davi disse: vamos "cuidar do Templo, fazendo isto para Deus", o povo de Deus respondeu seguindo-o com entusiasmo e prodigalidade através de ofertas sacrificiais. Os louvores mais altissonantes da congregação dão-se quando ofertamos com amor à Causa e à Casa do Senhor. Davi, quando viu a resposta sacrificial do povo, glorificou o Senhor (vs. 10-13). Louvores não prescindem de um preço a pagar! Emocionado, Davi pergunta: "Quem sou eu? Quem é o meu povo para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Tudo vem de Ti Senhor, a Ti damos do que vem de Ti" (v.14). "Tudo nos vem da Tua mão" (vs 16); "porque nossos dias são como a sombra sobre a terra. Em nós não há permanência aqui" (v.15).
Deus tem dado visão à liderança da Igreja Batista da Liberdade que, por conseguinte, tem procurado responder à altura. Portanto, todos que trabalham, ofereçam a Deus, hoje, dos seus salários, uma oferta semelhante àquela que Davi levou seu povo a dar, quando o Templo foi priorizado. E a Bíblia diz que aquela contribuição produziu celebração: "Naquele dia comeram e beberam com alegria, diante do Senhor"(v.22)!